top of page

Dia 16/03:

            O projeto “Power bag” tem em sua essência o aprendizado, portanto, ao analisar palestras ministradas por mais três grupos de anos anteriores, e uma apresentação sobre a engenharia e suas nuances ministrada pelo Prof. Paulo Ribeiro da Universidade Federal de Itajubá; os ensinamentos adquiridos são de grande proporção.

            A priori foi-se apresentado o projeto PANC, que consiste basicamente na aplicação de energia solar, através de placas fotovoltaicas em comunidades carentes. Para tal fim, os integrantes do grupo trabalharam em cima de medições da incidência de radiação solar nos meses do ano sobre o local desejado, e também na medição do consumo de energia elétrica, tudo isso para atestar através dos números a viabilidade da aplicação do projeto. Ao final, a implantação do sistema foi possível e efetuada, o que resultou em êxito no trabalho que persiste até hoje.

            Já o projeto Photovolthree consiste na implantação de placas fotovoltaicas móveis de uma tal maneira que se forme um poste em formato de árvore, no qual as angulações das placas seriam aplicadas de uma maneira otimizada afim de se obter maior potência. O projeto também tem um engajamento social, haja vista que no futuro a intenção seria aplica-lo em instituições carentes, nas quais a energia solar traria grandes vantagens econômicas.

            Por fim o projeto DDPizo, trata de uma maneira complexa a geração de energia através da compressão ou expansão de cristais de quartzo, a proposta de aplicação seria através de um piso, o qual seria instalado em escolas carentes e geraria energia para as mesmas, assim diminuindo os custos da instituição.

            Todos os projetos visam a geração de energia sustentável e com viés social, assim sendo, tendem a acrescentar muito no engajamento de futuros engenheiros para ajudar o planeta e a sociedade.

​

Dia: 23/03

​

Efeito da corrente no corpo humano

​

Choque elétrico surge com correntes elétricas de intensidades superiores a 1 mA.

Tabela abaixo mostrando a intensidade da corrente e os seus respectivos efeitos:

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Elementos físicos fundamentais

 

 

Tensão

A tensão elétrica indica a quantidade de energia ‘e envolvida na movimentação de uma carga elétrica por dois pontos. Ela tem relação com a energia potencial elétrica e com o campo elétrico. A tensão e o campo elétrico são duas formas diferentes de descrever o mesmo fenômeno físico. Nas aplicações elétricas, um aumento de tensão equivale a um aumento do campo elétrico.

  • Curiosidade

A voltagem, que provavelmente surgiu a partir da palavra volt, é um termo popular entre os leigos para a tensão elétrica.

 

Corrente continua e alternada

Uma corrente é considerada contínua quando o fluxo é sempre positivo ou sempre negativo, circulando no sentido do polo positivo para o polo negativo.

            A maior parte dos circuitos eletrônicos trabalha com corrente contínua, sendo as pilhas e baterias os melhores exemplos de onde encontrar este tipo de corrente.

A corrente alternada é caracterizada por um fluxo alternado no sentido dos elétrons. Neste contexto, eles estão mudando de direção a todo momento, estima-se que 120 vezes por segundo. Tal variação permite aos transformadores de uma linha de transmissão receberem a energia elétrica produzida, permitindo que esta percorra uma maior distância.

 

Corrente monofásico e trifásico

O transformador monofasico é alimentado apenas por uma única fase, isto é, só tem um fio na parte de cima. A energia é fornecida através de 3 fios: Neutro, fase A e fase B.

A energia monofásica é distribuída através de tomadas de uso doméstico comuns, e é utilizada para a alimentação de equipamentos do cotidiano, como notebooks, iluminação e televisões.

 

O transformador trifásico é alimentado por 3 fases, isto é, tem 3 fios na parte de cima.O fornecimento é feito a 4 fios: Neutro, fase A fase B e fase V, isto é, entra na indústria ou estabelecimento 4 fios.

As fases são denominadas de A, B e V para facilitar a sua identificação através das cores dos fios e cabos que são usados: Azul, Branco e Vermelho.
A energia trifásica é caracterizada por três ondas monofásicas que trabalham juntas.

A maior parte da energia elétrica distribuída no mundo é feita sob a forma de sistemas trifásicos. Esse fato não ocorre por acaso, pois o sistema trifásico realmente oferece significativas vantagens em relação ao monofásico, citando algumas vantagens:

• O sistema trifásico usa menor quantidade de cobre ou alumínio para entregar a mesma potência que um sistema monofásico equivalente;

• Geradores trifásicos são menores e mais leves que seus equivalentes monofásicos por usarem com maior eficiência seus enrolamentos.

• Motores trifásicos produzem um torque constante e por isso são menos sujeitos a vibrações, o que não é possível nos motores monofásicos;

• Energia trifásica é a forma mais eficiente de distribuir energia para longas distâncias, e permite que grandes equipamentos industriais operem com mais eficiência.

Referencias:

http://www.phdonline.com.br/informacoes-importantes/diferenca-entre-energia-monofasica-e-trifasica/

http://www.infoescola.com/eletricidade/corrente-continua-e-alternada/

http://www.energiaeletrica.net/tensao-eletrica/

http://www.energiaeletrica.net/tensao-eletrica/

http://alunosonline.uol.com.br/fisica/efeitos-corrente-eletrica-sobre-corpo-humano.html

http://www.efeitojoule.com/2008/06/vestibular-efeitos-corrente-eletrica-no.html

Dia: 20/04

 

Nesta aula foram apresentadas pelo professor redes inteligentes. Para a discussão do tópico ele apresentou vídeos a respeito dessas novas tecnologias que estão cada vez mais crescendo em nossa sociedade.  No primeiro vídeo percebemos a integração de novas fontes de energia entre si, a maior flexibilidade que as redes inteligentes proporcionam com relação ao controle de energia e também, segundo o professor, a junção do conhecimento na área energética e na área de telecomunicações.

O segundo vídeo tratou de um exemplo de casa inteligente, totalmente equipada com tecnologias, controlando o consumo de energia. O que nos mais chamou atenção foi um medidor inteligente que levanta todas as informações referentes ao consumo de energia na casa. Outro exemplo foi apresentado no sétimo vídeo, o qual foi, um carro elétrico, que é uma tecnologia muito eficiente com relação ao consumo de energia e questão ambiental.

No terceiro, quarto, quinto e sexto vídeo foram apresentados os seguintes temas respectivamente, Energias Renováveis, Unidades Geradoras, Centros Operacionais e Distribuição Inteligente. Com relação as energias renováveis, percebemos que o Brasil vem crescendo cada vez mais sobre esse aspecto, tanto na energia eólica, como também na fotovoltaica. Por exemplo no estado do Rio Grande do Norte, a energia eólica supre o triplo da demanda energética.  Sobre as unidades geradoras, observamos que as mesmas são controladas por redes inteligentes afim de ficar mais distantes da população. Os centros operacionais tem o papel de simular para prever o que irá acontecer nas unidades geradoras. E a distribuição inteligente é basicamente a união desses conceitos, onde a energia é levada por linhas de transmissão, realizando as necessidades energéticas, caso haja um problema na linha, buscando outra alternativa de transporte de energia (outra linha não danificada). Ou também, por exemplo, haja um curto-circuito, existe um religamento automático por meio dessas redes inteligentes.

Concluímos que o desenvolvimento de redes inteligentes nasce de um diálogo contínuo e intenso em sistemas de energia e sistemas de computação. E que para sua implementação existem vários aspectos a serem ressaltados, tais como proteção, controle e custo, além de aspectos como política e economia. Estarmos cientes que possíveis mudanças sempre estão por vir com relação a essas tecnologias. E por fim que não devemos julgar o modelo de rede elétrica convencional como “não inteligente”, mas sim incompleto.

 .

Dia: 27/04/2017

José Carlos Grillo – The Inner Ring

 

Em 27 de abril de 2017 ocorreu a palestra do professor José Carlos Grillo, com o intuito de conscientizar e amadurecer os alunos a respeito do Inner Ring, além disso, foram passadas informações praticas laboratoriais para facilitar a compreensão.

Foram discutidas diversas questões morais. A respeito do que é esperado pelos docentes a respeito dos alunos, foi discutido a ética, o comprometimento autoconhecimento, dedicação, parceria e depois de formados que se tornem bons profissionais. A respeito do que é oferecido ao aluno por parte da instituição, o conhecimento, um corpo docente de qualidade, sua tradição centenária, e as oportunidades de aprendizado extra curricular, como os projetos especiais, iniciações científicas e oportunidades de estagio.

A respeito dos estágios, foi transmitido o funcionamento de um em especial, os estágios oferecidos pelo próprio professor José Carlos Grillo, na área de certificação de produtos, desde a normalização ao desenvolvimento (demonstrados em exemplos práticos).

Dia: 30/03

​

  No dia 30/03/2017 recebemos o Professor Antônio Carlos Zambroni de Souza, que nos apresentou sua palestra baseada no tema “O engenheiro e sua ética cotidiana”. Previamente o Professor Zambroni nos apresentou algumas condutas de engenharia e como elas se relacionam com o meio social, e do seu envolvimento nos problemas da vivência do homem e da comunidade.

  • Adaptação cultural, o projeto deve se adequar a cultura dos usuários;

  • Servir ou mordomia, ser cuidadoso com o meio ambiente;

  • Transparência, um projeto consistente, confiável e previsível;

  • Integridade, que promova relações humanas e relações harmônicas;

  • Justiça, um projeto que respeite os direitos de todas as pessoas;

  • Cuidado, projeto que demonstre cuidado com as pessoas;

  • Confiança, evitando conflitos de interesse;

  • Humildade, sempre considerar a possibilidade de falha humana;

 Logo mais, o Professor fez uma associação entre sistemas elétricos e estradas,para explicar  o gerenciamento de sistemas elétricos, seu funcionamento e sua estrutura. Enfatizando a relevância do engenheiro na sociedade, o Professor exemplificou quedas de energia como a que aconteceu nos EUA, em 2003, afetando 50 milhões de pessoas e causando um prejuízo de cerca de 5 bilhões de dólares, deixando a sociedade num estado caótico.

 Prosseguindo com a apresentação,ele nos recitou partes do poema Operário em Construção, de Vinicius de Moraes, em contrapartida com a canção Cidadão, de Zé Geraldo, estabelecendo uma comparação entre os operários, evidenciando que a diferença entre eles está na forma como eles se comportam diante da opressão. Demonstrando que os engenheiros podem também ser oprimidos, dependendo do seu despertar político e sua forma de ver o mundo, para que assim, possamos viver em sociedade de acordo com as normas propostas no projeto.

OFF TOPIC

Dia: 08/06/2017

A professora e esposa do professor Paulo Ribeiro começou a palestra dizendo que, apesar de ser uma pessoa muito inteligente, ela não sabe muito de nada, mas sabe um pouco de tudo, o que a torna uma pessoa muito curiosa e muito inteligente. A palestrante ainda contou várias histórias engraçadas, como por exemplo, fazer caiaque na região de tubarões.

Assim a professora fala um pouco sobre a vida dela, como professora de anatomia e biologia, o mestrado em saúde pública e o trabalho no departamento de saúde pública. Ela mostra um pouco sobre os diversos ciclos da biologia, apresentando o Calvin College. Assim, o termo biomimicry é apresentado que é uma área da ciência que procura entender a Natureza, como sua função, estratégias e soluções sustentáveis.

Após isto ela fala um pouco sobre Manchester e o início da industrialização, a toxicidade e a asma causada pelas grandes cortinas de fumaça. Participou de um seminário sobre tecnologia e na década de 80 conheceu Natal e achou o lugar muito sujo na época. A professora ainda falou sobre o lixo e a reciclagem, destacando principalmente baterias. Além disto, apresentou o conceito de pensar a frente de sua época, exemplificando com Leonardo da Vinci. Mostrou todo o perigo contido na tecnologia e até mesmo na nanotecnologia que é altamente tóxico para o DNA.

A professora mostrou também o termo “From cradle to grave” (do berço ao túmulo), fazendo uma relação com um ciclo de inter-relação entre ciclos, produção e reciclagem. Apresentou sobre a mortalidade infantil devido a toxicidade do planeta, pois as crianças são as mais afetadas devido a pouca resistência. Toxicidade advinda diretamente do ar e indiretamente pelo sol e pela água que possuem vários e vários contaminantes. Contou ainda sobre o mercúrio para a extração de ouro nas águas e seu alto risco, pois peixes acumulam tais ingredientes tóxicos o que afeta toda a teia alimentar. Mostrou o risco dos ares condicionados, devido ao mofo causado pelo mesmo, que pode causar grandes prejuízos. Além do mercúrio ela ainda falou da mineração de urânio no New Mexico.

Mostrou a relação dos engenheiros com toda a natureza, onde tais engenheiros criam, porém sem pensar no seu fim, na toxicidade ou na reciclagem. Falou sobre os problemas de radioatividade em Amsterdã, Oriente Médio e Goiânia e sobre o prêmio Ignoble Price que foi dado a uma arquiteta doida que a palestrante havia conhecido no mesmo ano. Contou também sobre a casa inteligente no Japão, mas todos os riscos que isto pode causar devido a fiação e os controles. Também apresentou sobre o envelhecimento do sistema elétrico Inglês e que isso logo ocorrerá com o Brasil também. Experiências na Nova Zelândia com terremotos.

A professora ainda contou uma história sobre 2 pontes, uma representando a de antigamente e a outra a de hoje em dia. Antigamente tudo era feito com humildade, diferente de hoje onde a arrogância prevalece. Ainda comentou mais um pouco sobre ideias fora do tempo, quando o meio científico não está preparado para tais ideias e como tais pessoas são tratadas como loucos no época, mas depois passam a ser considerados gênios após um tempo. Ainda faz uma relação entre contos de fada e a toxicidade, o e-lixo (resíduos de equipamento de

informática) onde 80% de tal lixo vai parar em países em desenvolvimento, como por exemplo, a China (é apresentada uma foto chocante de uma pequena chinesa em volta a milhares de fios e derivados).

Para finalizar, a professora termina a palestra com uma grande frase: “Sem anões e gnomos surgindo, devido a mulheres vaidosas e ignorantes, que andam em águas brilhantes”.

Contador de visitas

Entre em contato

Fresh

MARKET

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page